03/08/2018 às 15:10 Curiosidades

O que é fotografia?

398
2min de leitura

A fotografia é o processo e a arte que permite registar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura. É a arte de congelar aquilo que se vê, com composição, poesia e principalmente como uma pintura de um grande artista.

Imagem da primeira fotografia permanente do mundo 

George Eastman foi um grande impulsor da fotografia quando, em 1888, apresentou a primeira máquina fotográfica Kodak com rolo de papel fotográfico o que marcou definitivamente o mercado fotográfico, pois até nos dias de hoje, mesmo com a tecnologia digital, esses rolos continuam a serem utilizados. Esta técnica substituiu as placas de vidro da época. Outro passo importante teve lugar em 1948, com o lançamento da técnica Polaroid que permite revelar as fotos em apenas um minuto o que mudaria totalmente a história do mundo da fotografia.

Desde então, o mercado fotográfico tem experimentado uma crescente evolução tecnológica, como o estabelecimento do filme colorido como padrão e o foco automático, ou exposição automática. Essas inovações sem dúvida, facilitam a captação da imagem, melhoram a qualidade de reprodução ou a rapidez do processamento, mas muito pouco foi alterado nos princípios básicos da fotografia.

Primeira câmera digital

Depois de tanta evolução constante, chega-se então talvez a maior mudança da história do mundo da tecnologia, no que diz respeito a fotografia, a grande mudança recente, produzida a partir do final do século XX, foi a digitalização dos sistemas fotográficos. A fotografia digital mudou paradigmas no mundo da fotografia, minimizando custos, reduzindo etapas, acelerando processos e facilitando a produção, manipulação, armazenamento e transmissão de imagens pelo mundo. 

O aperfeiçoamento da tecnologia de reprodução de imagens digitais tem quebrado barreiras de restrição em relação a este sistema por setores que ainda prestigiam o tradicional filme, e assim, irreversivelmente ampliando o domínio da fotografia digital.

Hoje em dia, as fotografias costumam ser retocadas com software (por computador ou por celulares) como o aplicativo para celular Instagram que utiliza filtros, meios de edição tão competentes como a gigante Adobe, claro que não na mesma proporção, no entanto, fazendo com o que o mercado de fotografia pelo mundo fique tão competitivo a ponto do aplicativo ser um dos mais utilizados no mundo.

É importante ter em conta que, para além de ser utilizada com fins científicos, a fotografia passou a constituir-se como uma arte. As imagens tiradas pelos fotógrafos artísticos são exibidas em exposições e museus.

Referências: Wikipedia e Conceito.de

03 Ago 2018

O que é fotografia?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

arte bandeirantes camera curiosidade digital eduardo neri filme fotografia fotografia paraná o que é fotografia paraná

Quem viu também curtiu

09 de Jun de 2021

Você conhece a história do Doce Bem-casado?

03 de Nov de 2018

Nosso Conceito, nossa nova Logomarca

16 de Ago de 2018

O poder que tem a Fotografia!

Olá, tudo bem? Seja bem vindo(a) Qualquer dúvida é só chamar aqui no Whats, ok?
Logo do Whatsapp